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Mente e corpo: o que você come pode afetar sua saúde mental

O cérebro é o centro de controle do corpo que trabalha dia e noite. Como resultado, requer combustível para continuar funcionando.

Ao comer alimentos de melhor qualidade – contendo muitas vitaminas, minerais e antioxidantes – seu cérebro pode se proteger melhor do estresse oxidativo ou dos resíduos produzidos pelo seu metabolismo. Por outro lado, comer muitos alimentos processados ​​ou refinados pode deslocar outros nutrientes e prejudicar seu cérebro.

Alimentos com alto teor de açúcar, alto teor de gordura e alto teor de sal causam inflamação. Por exemplo, comer muito açúcar e carboidratos refinados piora a regulação da insulina em seu corpo. Múltiplos estudos encontraram uma ligação entre uma dieta rica em açúcares refinados e função cerebral prejudicada. Isso incluiu um agravamento dos transtornos de humor, como depressão.

Aqui estão alguns dos problemas mais estudados causados ​​por uma dieta pobre que os pesquisadores associaram a problemas de saúde mental:

* Inflamação crônica de baixo grau. Isso é causado por fatores de estilo de vida, incluindo má alimentação, tabagismo, falta de sono e estresse psicológico. E isso foi observado em pessoas com depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia.

* Estresse oxidativo elevado. Pacientes com depressão experimentam isso. Muitas pessoas com uma doença mental têm níveis mais baixos de antioxidantes em seu sistema em comparação com os grupos controle.

* Plasticidade cerebral. Algumas pesquisas mostram que padrões alimentares saudáveis ​​melhoram a plasticidade cerebral, ou a capacidade do cérebro de mudar com a aprendizagem ao longo da vida.

* Microbiota gastrointestinal. Existe uma ligação entre a doença mental e a “flora intestinal”, ou a população microbiana que vive em nosso aparelho digestivo. Quando a inflamação começa no intestino, combinada com uma pobre combinação de nutrientes que afetam a “boa” e a “má” proporção de bactérias, ela pode, por sua vez, causar inflamação no cérebro. Em última análise, isso faz com que nossas células cerebrais morram. Estudos mostraram que as pessoas que tomam probióticos melhoraram seus níveis de ansiedade, percepção de estresse e perspectivas mentais.

A doença mental é uma das principais causas de incapacidade global e o problema continua a crescer. A saúde mental é complexa e, se você estiver com algum problema, você deve trabalhar com um profissional em uma solução completa.

A psiquiatria nutricional apoia o papel da dieta na saúde mental e seu papel potencial como um fator de risco modificável para a doença mental.

Alguns dos nutrientes identificados – como magnésio, vitamina D, zinco, ômega 3, vitaminas do complexo B e probióticos – são prevalentes em uma dieta mediterrânea. A dieta mediterrânea é rica em vegetais, frutas, grãos não processados, peixes e frutos do mar, com quantidades modestas de carnes magras e laticínios. Eles também estão sem alimentos processados, que são básicos da dieta ocidental.

Se você estiver interessado em ver como a comida afeta seu humor, comece a manter um registro alimentar. Anote como comer diferentes alimentos faz você se sentir, não apenas no momento, mas no dia seguinte. Faça mudanças positivas e compare como você se sente. Seu corpo – e cérebro – será beneficiado.

Crédito: Ann Caldwell; Maureen Shackelford – Ann Caldwell e Maureen Shackelford

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