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Beber consciente e se alimentar adequadamente pode evitar ressacas

Você está curtindo cerveja, coquetéis com amigos e, antes que perceba, a noite se transforma em dia e você acorda com uma enorme ressaca.

Você não está sozinho. De acordo com um estudo realizado na Escola de Medicina Wake Forest, cerca de 76 % dos adultos experimentam algum tipo de ressaca após uma sessão de beber. Os resultados são publicados no jornal Addiction.

Os sintomas da ressaca incluem fadiga, desidratação, dor de cabeça ou dores musculares, tontura, tremores, taquicardia.

“Apenas na década anterior, estamos vendo pesquisas clínicas e pré-clínicas mais sofisticadas avançar nossa compreensão de tudo o que está envolvido em uma ressaca”, disse Laura Veach, uma pesquisadora. “Brevemente, temos indicações de que o sistema imunológico e uma resposta inflamatória estão envolvidos quando o alarme de ressaca sai do sistema nervoso central, quando a concentração de álcool no sangue finalmente chega a zero. A ausência de álcool no corpo nesse ponto é muitas vezes, onde os sintomas da ressaca são os piores “.

Então, o que pode ser feito para prevenir e tratar as ressacas? Começa por ter em mente o que você está bebendo e comendo.

A melhor maneira de evitar uma ressaca é não beber, beber com moderação e estar ciente dos riscos que acompanham o consumo de muito álcool. Ainda alguns estudos sugerem que o tipo de álcool que você consome também pode afetar a gravidade da sua ressaca, embora ligeiramente, relatado CNN.

Compostos associados à fermentação alcoólica, chamados congêneres, estão ligados ao aumento dos sintomas da ressaca. Eles são encontrados em quantidades maiores em licores escuros, como bourbon e uísque, do que bebidas de cor clara, como vodca ou cervejas mais leves. Então, uma bebida mais escura pode resultar em uma ressaca mais dura.

Além disso, os especialistas recomendam não beber com o estômago vazio, o que poderia piorar a ressaca.

Uma vez que o álcool pode prejudicar a absorção de certos nutrientes, o consumo excessivo de álcool tem sido relacionado em alguns estudos ao declínio nos níveis de vitamina A, vitaminas do complexo B, zinco, potássio e outros nutrientes essenciais – mas comer os alimentos certos pode desempenhar um papel em substituí-los.

A vitamina A pode ser encontrada em ovos, carne, peixe e legumes de cor laranja e amarela, como batata-doce. Proteínas, como frango ou peixe, contêm vitaminas do complexo B. Espargos é rico em zinco e vitamina B chamado folato.

Proteínas animais são uma boa fonte de zinco, assim como nozes, grãos integrais e feijões. Abacates ou bananas podem oferecer um aumento de potássio.

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