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Por que ficamos com tantos gases depois de nadar?

Ah sim, o problema da flatulência pós-nado. Você não está sozinho, meu amigo, e o primeiro passo para diminuir este desconforto é entender o por que isto acontece, então você está no caminho certo.

A deglutição excessiva ou repetitiva do ar (também conhecida como aerofagia) produz sintomas gastrointestinais desfavoráveis, como inchaço, arrotos, distensão abdominal e flatulência. Ao nadar, seu corpo é colocado em uma posição horizontal e engolindo muito ar (goles grandes), não exalando totalmente antes de tomar a próxima respiração, aumentando o risco de flatulência pós-natação.

Felizmente, existem algumas dicas para reduzir esse efeito colateral desagradável:

1. Controle sua respiração ao nadar para evitar grandes suspiros de ar. Apontar para uma respiração mais frequente ,por exemplo, certifique-se de exalar vigorosamente debaixo d’água antes de tomar sua próxima respiração. Crie padrões respiratórios controlados, rítmicos e calmos antes de tentar aumentar sua velocidade ou esforço na água.

2. Evite alimentos que promovem gás antes de você nadar, como alimentos gordurosos, cafeína, feijão, brócolis, maçã, espargos, couve-flor, repolho, frutose, iogurte e leite.

3. Cortar goma de mascar e bebidas carbonatadas (por exemplo, refrigerante, água gaseificada, etc) nos dias em que você nadar, ambos podem causar gases.

4. Evite adoçantes artificiais, como sorbitol, que podem aumentar o risco de gás.

5. Coma devagar antes de nadar.

6. Mantenha um diário alimentar de alimentos comumente consumidos de 4 a 12 horas antes que acione gás em excesso antes dos exercícios de natação, para que você possa evitá-los em exercícios / corridas futuras.

7. Evite beber a partir de um canudo. Cada gole do canudo você pode leva o ar para dentro da boca, que é então engolida e aumenta o risco de flatulência.

8. Evite grandes refeições antes de nadar. Se você precisar de um impulso, tente comer um pequeno lanche de cerca de 100-200 calorias nos 30-60 minutos antes de nadar. Comece a prestar atenção em quanto tempo seu corpo precisa para digerir os alimentos antes de mudar para uma posição horizontal.

* Se você ainda sentir dor, inchaço ou gases depois de nadar, consulte um médico para outras avaliações.

Fonte: Triathlete

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