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Tofu, leite de soja pode aumentar a resistência óssea em mulheres

Mulheres que consomem proteína de soja encontrada em alimentos como tofu e leite de soja podem ser capazes de combater os efeitos negativos da menopausa sobre a saúde óssea e metabólica, sugere um estudo.

O estudo feito em ratos mostrou que aqueles alimentados com soja tinham ossos da tíbia mais fortes, o que é uma parte importante tanto da articulação do joelho como da articulação do tornozelo.

Para mulheres na pós-menopausa, osteoporose, diminuição da atividade física e ganho de peso são preocupações graves de saúde.

A proteína de soja pode ter impactos positivos na força óssea de mulheres que ainda não atingiram a menopausa, disseram os pesquisadores.

“As descobertas sugerem que todas as mulheres podem ver uma melhora na resistência óssea adicionando alguns alimentos integrais à base de soja – tofu e leite de soja, em sua dieta”, disse Pamela Hinton, professora da Universidade do Missouri, nos EUA.

“Acreditamos também que as dietas à base de soja podem melhorar a função metabólica das mulheres na pós-menopausa”, acrescentou.

No estudo, a equipe examinou os efeitos da soja versus dietas à base de milho em ratos criados seletivamente para ter baixos níveis de aptidão. Eles foram ainda divididos em aqueles com e sem ovários para imitar os efeitos da menopausa.

Comparando o impacto da dieta de soja sobre a força óssea e a função metabólica nos ratos, verificou-se que os ossos da tíbia daqueles alimentados com soja eram mais fortes comparados com aqueles alimentados com dieta à base de milho, independentemente do estado dos hormônios ovarianos.

Além disso, a dieta à base de soja também melhorou a função metabólica dos ratos com e sem ovários.

“Nossas descobertas sugerem que as mulheres não precisam consumir tanta soja quanto é encontrada em dietas asiáticas típicas, mas adicionar tofu ou outra soja, por exemplo, alimentos encontrados em dietas vegetarianas, pode ajudar a fortalecer os ossos”, disse Hinton.

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