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Boa nutrição na gravidez

Se você está grávida, já ouviu que uma dieta saudável e de alimentos integrais é melhor para você e para o bebê, uma que apresenta muitas frutas e legumes frescos, grãos integrais e proteínas magras.

No entanto, muitas mães que esperam também estão lutando contra a náusea e a indigestão, especialmente durante os primeiros estágios. Isso pode tornar a idéia de ingerir alimentos ricos em nutrientes e ricos em fibras menos atraente. Aqui estão algumas dicas de nutrição para ajudá-lo a se sentir melhor e apoiar a sua saúde durante a gravidez.

Administre o enjôo matinal

Não muito tempo depois de celebrar a sua gravidez, o enjôo matinal pode acontecer enquanto os seus níveis de energia começam realmente a diminuir. Você pode agradecer o surto de novos hormônios passando pelo seu corpo. Ao mesmo tempo, você pode estar preocupado em obter ácido fólico suficiente (vitamina B9), já que este é um nutriente essencial que sustenta o cérebro e o desenvolvimento da medula espinhal do bebê.

Embora a náusea possa diminuir o desejo de alguém de comer, é importante garantir que você ainda esteja nutrindo seu corpo. Tente comer refeições menores ao longo do dia, não se deite depois de comer e sempre tome as vitaminas pré-natais com alimentos. Escolher as vitaminas certas também pode ajudar.

Cuide de suas porções

Depois de superar o primeiro trimestre desafiador, você provavelmente estará mais com vontade de comer. Lembre-se, o ganho de peso é perfeitamente normal e saudável. Na verdade, você precisará consumir calorias extras para apoiar as mudanças e o desenvolvimento que ocorrem dentro do seu corpo. Quando você estiver pronto para o parto, seu volume de sangue pode subir até 60%.

Mesmo assim, evite a mentalidade de “comer por dois”. Muito peso pode piorar sua saúde e evitar que você se sinta melhor, especialmente se levar à diabetes gestacional e outras condições de saúde graves. Converse com seu médico e siga os conselhos sobre quantas calorias você deve consumir em um dia.

Coma seu peixe

Durante a gravidez, o cérebro do seu bebê está passando por um rápido desenvolvimento. Para apoiar isso, opte por alimentos que sejam boas fontes de ácidos graxos ômega-3, especialmente durante o segundo trimestre. Alimentos comuns que contêm essas gorduras boas são peixes gordurosos, como cavala, salmão e arenque. Se a ideia de comer peixe o deixa enjoado, existem fontes vegetarianas disponíveis sob a forma de suplementos de ômega-3 de alga DHA.

Escolha muitas frutas e vegetais

Há uma abundância de nutrientes e micronutrientes encontrados em produtos que podem ajudar a mãe e o bebê de várias maneiras. Antioxidantes encontrados em produtos de cor escura, como mirtilos, brócolis e cenouras, apoiam a saúde do cérebro do bebê. Além disso, comer frutas e legumes é uma forma de se manter hidratado e aliviar a constipação (que é muito comum durante a gravidez).

Prepare-se para a maternidade, assumindo uma mentalidade saudável e uma dieta nutritiva. Você e seu bebê colherão os benefícios.

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