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1 ovo por dia protege você doenças cardíacas

Um estudo com quase meio milhão de pessoas na China sugere que um ovo diário pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.
Especialistas enfatizam que qualquer consumo de ovos precisa ser parte de um estilo de vida saudável para ser benéfico.

“Pode-se deliberar sobre as muitas limitações e ressalvas da pesquisa nutricional, mas a mensagem desta pesquisa, de um grande estudo da China, é que no mínimo até um ovo por dia não está ligado ao risco cardiovascular elevado, e na melhor das hipóteses, até um ovo por dia pode até ter benefícios para a saúde “, diz a professora Nita Forouhi, da Universidade de Cambridge, comentando o trabalho.

Atualmente, a maioria dos médicos encoraja a ingestão de ovos como parte de uma dieta saudável, pois eles são um dos alimentos mais densos nutricionalmente da natureza – contendo altos níveis de proteína, vitaminas A, D, B e B12, além de luteína e zeaxantina. Ajudar a prevenir os danos oculares na velhice.

“Um – até dois – por dia é absolutamente bom”, diz o Dr. Frankie Phillips, da British Dietetic Association.

“As pessoas não deveriam ter medo de comer muitos ovos”.
Talvez a única ressalva, diz Phillips, seja que comer muito de qualquer alimento em particular “significa perder outros nutrientes em outros alimentos”.
Além disso, enquanto os ovos são “uma grande fonte de proteína”, Dr. Phillips adverte que normalmente já temos muita proteína em nossas dietas e muito (duas ou três vezes a quantidade diária recomendada) “pode ​​colocar uma pressão sobre os rins”.

De acordo com o conselho atual do NHS, “embora os ovos contenham algum colesterol, a quantidade de gordura saturada que ingerimos tem mais efeito sobre a quantidade de colesterol no sangue do que o colesterol que recebemos ao comer ovos”.

Em outras palavras, quando se trata de colesterol, os ovos não são o problema – a gordura saturada é. Então é importante como você os cozinha.

Os benefícios de um ovo foram adotados por muitas dietas, incluindo a dieta rica em proteínas de Atkins.
De acordo com a Heart UK, um ovo médio (58g; 2oz) contém cerca de 4,6g de gordura, cerca de uma colher de chá. Mas apenas um quarto disso está saturado, o tipo que aumenta os níveis de colesterol no corpo.

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