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Depressão, ansiedade, insônia? Sua saúde mental está associada diretamente ao que você come

O que comemos e como comemos está intimamente associado às nossas emoções e saúde mental. Um corpo crescente de pesquisas está revelando não apenas o poder de determinados nutrientes para aumentar o bem-estar, mas também as maneiras multifacetadas pelas quais nossas atitudes e escolhas em relação à comida influenciam nosso estado de espírito.

É por isso que é tão importante para os profissionais de saúde mental e programas de tratamento incorporarem planos específicos de nutrição em sua abordagem para a cura sustentável – não apenas para adolescentes com transtornos alimentares, mas também para aqueles que lidam com depressão, ansiedade, traumas e outras condições.

Como Nutrientes Suportam Saúde Mental

A ciência está cada vez mais validando o incrível impacto da comida no nosso humor. Um estudo de 2013 descobriu que o risco de depressão é 25 a 35% menor naqueles que comem uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos e peixe, evitando alimentos processados ​​e açúcar.

Em outro estudo, o percentual foi ainda maior. Na verdade, os adolescentes do estudo que comeram uma dieta de baixa qualidade tiveram um risco 80% maior de depressão em comparação àqueles que ingeriram uma dieta de alimentos integrais e de melhor qualidade.

Nutrientes como os ácidos gordos ómega-3 (encontrados em salmão, nozes e sementes de chia), vitaminas D (ovos) e B (espinafres, cogumelos e abacaxi), ácido fólico (pão integral, vegetais e nozes), magnésio (algas marinhas, feijão e folhas verdes) e triptofano (peru, ovos e beterraba), entre outros, têm um impacto mensurável na depressão e outras condições de saúde mental.

No entanto, é importante notar que o efeito dos nossos hábitos alimentares na nossa saúde mental não é apenas sobre o que comemos. Como nós compramos nossa comida, o cuidado que colocamos em prepará-la e a maneira como a comemos pode ser tão ou mais importante do que nossas escolhas alimentares quando se trata de nosso estado mental.

Cultivar uma horta

Legumes e frutas quase sempre contêm mais vitaminas e minerais do que alimentos altamente processados ​​ou salgadinhos – e isso é uma vantagem para a saúde mental, como a pesquisa deixa claro. Mas as coisas boas não estão apenas no produto em si; também podemos colher benefícios de saúde mental da experiência de cultivar e colher nossa própria comida.

De acordo com novos estudos, o crescimento de nossa própria comida reduz o risco de ansiedade e depressão, reduz o estresse e aumenta a satisfação com a vida. Parte disso é neurobiológica: os pesquisadores descobriram uma ligação entre as bactérias do solo e a resiliência ao estresse. As bactérias promovem a saúde do microbioma, que subsequentemente promove uma função cerebral saudável. (Cerca de 95% da nossa serotonina é produzida no trato gastrointestinal, portanto faz sentido que o sistema digestivo desempenhe um papel importante na regulação de nossas emoções.)

Mais duas boas razões para cultivar: promove exercício e tempo na natureza, que comprovadamente têm um impacto positivo na saúde mental. Esses elementos são especialmente importantes para os adolescentes, que passam boa parte de seus dias dentro de casa e se conectam.

Aumentando o bem-estar na cozinha

Uma vez que tenhamos comprado nossa comida, o próximo passo é prepará-la. Essa parte do processo também pode ser um caminho para melhorar a saúde mental dos adolescentes – especialmente quando os jovens abordam a culinária como uma atividade criativa que eles gostam de fazer com e para os outros.

Um estudo recente publicado no Journal of Positive Psychology acompanhou mais de 650 jovens adultos. Todos os dias, eles informavam quanto tempo passavam em atividades criativas e como se sentiam naquele dia. Os pesquisadores descobriram que os adolescentes experimentaram mais emoções positivas e florescentes nos dias após o aumento da atividade criativa.

Assim, quando abordamos a culinária como um ato criativo, existem benefícios para a saúde mental inerentes ao processo. E, se estivermos trabalhando ao lado de familiares ou amigos, o prazer e a conexão que sentimos também são impulsionadores do humor.

Além disso, quando cozinhamos e servimos aos outros, obtemos um benefício adicional: a “alta do ajudante”, aquela sensação de bem-estar que sentimos quando fazemos coisas para os outros. Cozinhar e servir uma refeição com cuidado, para quem gosta e aprecia, constrói positividade.

Os benefícios da alimentação consciente

Junto com o crescimento, cozinhar, servir e escolher cuidadosamente a nossa comida, desfrutando também é fundamental para a saúde mental. Ter tempo para saborear nossa comida aumenta o bem-estar, através dos mecanismos de presença, gratidão e atenção plena.

De fato, pesquisas confirmam que a meditação (essencialmente uma forma estruturada de mindfulness) pode ser tão poderosa quanto os antidepressivos para aliviar os sintomas de ansiedade e depressão. As emoções positivas de gratidão e apreço também demonstraram aumentar os níveis de felicidade.

Também funciona ao contrário: o que comemos influencia nossas emoções, e nossas emoções, por sua vez, influenciam nossas escolhas em torno da comida. Por exemplo, em um estudo de 2010, as pessoas que estavam de bom humor estavam mais propensas a escolher uvas como lanche em vez de M & Ms. Resumindo: Comer bem se constrói e o resultado é prosperar e ter saúde, tanto na mente quanto no corpo.

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