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A importância dos alimentos fermentados

Alimentos fermentados podem não parecer tão atraentes, mas são incrivelmente importantes para a saúde geral. Lá atrás – antes de termos o luxo da refrigeração moderna – conservar e fermentar alimentos eram as melhores maneiras que tínhamos para armazenar alimentos e aumentar a vida útil ao máximo. No entanto, com a invenção da geladeira, perdemos nossa tradicional prática de fermentação de alimentos. Afinal, se pudermos manter nossa comida fria e fresca, qual é a vantagem de fermentá-la?

Por que comer alimentos fermentados?

Alimentos fermentados são extremamente saudáveis ​​para nosso intestino. O iogurte é um alimento fermentado comumente consumido, que é um ótimo exemplo de um alimento que é bom para a saúde intestinal. Alimentos fermentados contêm grandes quantidades de probióticos que ajudam a manter nosso sistema digestivo funcionando adequadamente. Os probióticos são as boas bactérias – e são cruciais para nossa saúde e bem-estar. Probióticos ajudam a controlar e regular o equilíbrio de bactérias boas e ruins em nosso intestino, que mantém um microbioma intestinal equilibrada, para que possamos nos sentir melhor.

Quando as coisas ficam desequilibradas em nosso intestino, experimentamos todos os tipos de sintomas negativos, desde desconforto geral, gases, inchaço e náusea até condições ainda mais graves, se não forem tratados com o tempo. É por isso que é importante garantir que estamos consumindo uma variedade de alimentos fermentados regularmente. Isso mantém as coisas sob controle.

Tipos de alimentos fermentados

Existem muitos tipos diferentes de alimentos fermentados. Como dito anteriormente, o iogurte é um bom lugar para começar para aqueles que são novos em alimentos fermentados. Muitas pessoas geralmente rejeitam algumas das outras opções de alimentos fermentados, tais como: chucrute, kombucha, kefir, etc. Comece com um iogurte sem açúcar e de boa qualidade e trabalhe até os tipos mais benéficos de alimentos fermentados. como chucrute caseiro. Esta comida fermentada caseira é repleta de bilhões de probióticos vitais. É muito simples e fácil de fazer e geralmente dura algum tempo.

Kefir é outra boa opção. Kefir é uma bebida fermentada feita de leite e é uma das fontes mais ricas de probióticos que você pode encontrar. Tem benefícios surpreendentes para a saúde e é conhecido por melhorar as condições, como o intestino permeável. Existem alguns estilos diferentes de kefir. Pode ser feito a partir de leite de vaca, leite de cabra, leite não lácteo ou até mesmo água de coco. Ele é consumido há muitos anos tradicionalmente e é bem simples de se fazer em casa.

Alimentos Fermentados e Digestão

Alimentos fermentados são extremamente importantes para manter um intestino saudável. Seu intestino desempenha um papel importante na regulação do humor, assegurando um sistema imunológico saudável e, é claro, processando sua comida enquanto absorve nutrientes vitais. Ter um intestino insalubre e desequilibrado pode causar estragos em sua saúde geral. Se o revestimento do intestino estiver danificado, teremos muito mais dificuldade em absorver nutrientes de nossos alimentos. Depois de algum tempo, isso pode levar a deficiências nutricionais e uma série de outros problemas de saúde e distúrbios imunológicos.

Consumir alimentos fermentados é uma ótima maneira de garantir que o revestimento do intestino permaneça protegido e saudável o suficiente para absorver as vitaminas e minerais essenciais que precisamos para funcionar. Nosso intestino é o lar de trilhões de bactérias vivas. Mas não se preocupe, a maioria dessas bactérias está lá para nos ajudar a permanecer saudáveis ​​e nos sentirmos bem.

Fonte: Life Extension traduzido por Nutrição e Desenvolvimento

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