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8 benefícios inesperados do exercício

Você sabe que o exercício é bom para o coração e pode ajudar a manter seu peso.

Mas, além desses benefícios típicos para a saúde, o que mais pode fazer por você?

Acontece que o exercício é bom para o seu corpo de muitas maneiras diferentes.

Na verdade, pode ajudar bastante a apoiar todos os órgãos do seu corpo.

Abaixo, exploraremos alguns dos benefícios menos citados do exercício que são frequentemente negligenciados.

1. Exercício retarda o processo de envelhecimento

O exercício preserva o comprimento dos seus telômeros, fragmentos de proteção no final dos cromossomos ligados ao envelhecimento mais lento.

Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que pessoas que eram fisicamente ativas tinham telômeros mais longos do que pessoas inativas.

2. Exercício aumenta os níveis de testosterona

Os níveis ótimos de testosterona mantêm vitalidade, energia, humor e bem-estar geral. À medida que os homens envelhecem, os níveis podem diminuir significativamente. O exercício aumenta os níveis de testosterona. E pesquisas mostram que os homens mais velhos também obtêm os benefícios.

3. Exercício Diminui Hot Flashes

Algumas mulheres acham que o exercício causa ondas de calor, mas pesquisas mostram que o oposto é verdadeiro.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Estadual da Pensilvânia, as mulheres que se engajaram em exercícios aeróbicos moderados eram menos propensas a receber ondas de calor dentro de um período de 24 horas.

As mulheres com menor nível de preparo físico tiveram menos benefícios. O mecanismo exato é desconhecido, mas os cientistas acham que o exercício equilibra o sistema nervoso, tornando as ondas de calor menos prováveis.

4. Exercício ajuda a mantê-lo “Regular”

Exercício faz seu trato digestivo se mover. Isso faz com que os músculos intestinais se apertem, ajudando a comida a passar pelo seu intestino. De fato, pessoas com constipação crônica foram beneficiadas por programas de exercícios.

5. Exercício diminui a dor nas articulações

Muitas pessoas que sofrem de artrite evitam o exercício, pensando que isso causará dor. Mas o exercício tipicamente ameniza o desconforto articular. Mantém a flexibilidade e a força muscular das articulações – duas chaves para a função articular saudável.

Para alguns, o exercício pode ser difícil devido à dor existente. No entanto, tomar um analgésico uma hora antes de um treino pode ser útil para alguns.

6. Exercício protege sua função hepática

Aproximadamente 30% dos americanos têm doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), 8 uma condição relativamente benigna em que o fígado armazena fatos em excesso. Infelizmente, pode ocasionalmente evoluir para doença hepática grave em alguns e levar a cicatrizes permanentes.

Estudos clínicos mostram que o exercício diminui as reservas de gordura no fígado. Em um estudo, um programa de exercícios resistidos de 8 semanas reduziu a gordura hepática em aproximadamente 13% .

7. Exercício melhora o sono

Um estudo realizado na Universidade de Stanford descobriu que os idosos que se exercitaram dormiam melhor. Especificamente, esses indivíduos tiveram menos dificuldade em adormecer e dormiram por períodos mais longos de tempo.

Exercício muito perto da hora de dormir pode mantê-lo acordado, no entanto. Por esse motivo, às vezes é melhor fazer exercícios pela manhã.

8. Exercício estimula a função cognitiva

O exercício melhora o hipocampo, a parte do cérebro que regula as memórias.11 Pesquisas mostraram que adultos fisicamente ativos apresentam melhor desempenho em testes cognitivos do que adultos sedentários.

A causa pode ser o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma substância que aumenta durante a atividade aeróbica11 e faz com que as células cerebrais cresçam.

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