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Uma dieta cetogênica funciona para um triathleta?

Parece que toda semana ouvimos falar de um atleta de resistência que pratica uma dieta cetogênica. Enquanto os defensores se orgulham de energia infinita, treinamento e corridas livres de lesões e perda rápida de peso, existem várias limitações além do rigoroso cumprimento da dieta, mau hálito e problemas digestivos.

O que é cetose?

Em condições fisiológicas normais, a glicose é a principal fonte de energia do cérebro. Quando os carboidratos da dieta são restritos e a insulina cai, o corpo fica estressado e requer uma fonte de energia alternativa para manter o metabolismo normal das células cerebrais. Os ácidos graxos são posteriormente mobilizados e degradados no fígado para produzir cetonas. O fígado então libera corpos cetônicos na corrente sanguínea, onde eles viajam para o cérebro para serem usados ​​como a nova fonte de combustível.

Embora a dieta cetogênica tenha sido originalmente desenvolvida como uma forma livre de drogas para tratar a epilepsia, os atletas agora estão voluntariamente colocando seus corpos em um estado de cetose para oxidar os ácidos graxos e usar cetonas como energia. Para atingir a cetose, a ingestão de carboidratos na dieta deve ser restrita a menos de 50 gramas por dia, o que equivale a uma pequena banana e batata. Em uma dieta cetogênica, cerca de 75% das calorias são derivadas das gorduras, 20% das proteínas e os 5% restantes dos carboidratos.

O que os carboidratos fazem por você como um triatleta

Do ponto de vista do desempenho, o triatlo – até mesmo eventos de longa distância – envolve esforços de alta intensidade e duração relativamente curta nos treinos, para aumentar seu limiar anaeróbico e nas corridas, ao passar rapidamente da natação para a bicicleta, correr e escalar montanhas. Esses esforços de alta intensidade são altamente dependentes do metabolismo dos carboidratos e uma dieta cetogênica pode reduzir a capacidade de utilizar carboidratos, comprometendo assim suas necessidades específicas de energia durante o treinamento e a corrida. Como você não precisa estar em um estado cetogênico para melhorar suas habilidades de queima de gordura (o treinamento de resistência naturalmente fará isso para você), concentre-se em uma dieta nutritiva para manter seus músculos e fígado abastecidos com glicogênio.

The Bottom Line

Você provavelmente sabe que um atleta que conseguiu um bom rendimento com uma dieta cetogênica. Mas para cada pessoa cujo corpo realiza uma boa performance em um estado de cetose, há muitos mais que apenas perturbaram outros sistemas do corpo – o que consequentemente destruiu a saúde metabólica e hormonal e prejudicou o desempenho na corrida. Como as aplicações de atletas na vida real não conseguiram mostrar consistentemente melhorias promissoras e sustentáveis ​​no desempenho de endurance, mais pesquisas são necessárias para estabelecer a eficácia de uma dieta cetogênica para atletas de performance.

Texto traduzido do site Triathlete | Leia mais em http://www.triathlete.com/2018/04/nutrition/can-keto-diet-work-endurance-athletes_321617#byfU72l5xmcOCeOd.99

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