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Pequenas dicas para um 2018 mais saudável

Fonte: Vai Bem

Listamos algumas dicas que vão te auxiliar na mudança dos hábitos de forma gradativa. Confira:

Cozinhe

Comece dedicando uma hora da semana a fazer sua própria refeição. Nada como aquelas receitas simples da internet para começar. O ato de cozinhar também ajuda a entender os ingredientes e os processos e, assim, começar a se alimentar com consciência. Comer bem começa com valorizar o que se come. E para isso é preciso entender de onde vem, como é feito e para onde vai.

Vá à feiras

As feiras permitem que você conheça os alimentos e o impacto deles para o nosso corpo, porque você está em contato direto com os ingredientes da época e com os produtores. Além disso, ir a uma boa feira é um mundo a ser explorado, porque desperta todos os sentidos e a criatividade. Sentir a textura e o cheiro é um treinamento para as milhares de possibilidades na cozinha.

Prove coisas diferentes

Você já tentou substituir, por exemplo, o feijão por lentilha, ervilha ou grão de bico? O grão de bico tem muita proteína e ainda fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Intercalar os grãos ao longo da semana garante mais variedade de nutrientes. Acreditamos não ser possível modificar a própria dieta quando, na verdade, só estamos acostumamos aos mesmos ingredientes de sempre.

Coma menos açúcar

Se você só puder modificar um hábito no ano que entra, que seja o de comer açúcar. Comece cortando o açúcar refinado, que vai direto para o sangue. Opte pelo açúcar mascavo ou, melhor ainda, pelo melado ou a rapadura, que, por não passarem pelo refinamento, mantém propriedades como o cálcio e o ferro. Mas não se engane, engorda e vicia igual!

Troque o branco pelo integral

Assim como o açúcar, tudo é melhor quanto menos refinado. Todo arroz e farinha que se mantém integral conserva nutrientes. São mais nutritivos, contando com mais quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Eles têm praticamente a mesma quantidade de calorias, mas contribuem para o funcionamento intestinal e saciam mais. Por isso, são essenciais em qualquer dieta alimentar que inclua a perda de peso.

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