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Comer mais proteínas vegetais podem proteger contra a menopausa precoce

Os resultados de um novo estudo de epidemiologistas da Universidade de Massachusetts Amherst e Harvard TH Chan School of Public Health sugerem que o consumo prolongado de proteínas vegetais de alimentos como grãos integrais, soja e tofu pode proteger as mulheres da menopausa precoce e poderia prolongar a função reprodutiva.

O consumo de macarrão enriquecido, pão escuro e cereal foi especialmente associado a menor risco de menopausa precoce, enquanto eles não observaram nenhuma relação semelhante ao comer fontes animais de proteína.

“Uma melhor compreensão de como a ingestão dietética de proteínas vegetais está associada ao envelhecimento dos ovários pode identificar formas para que as mulheres modifiquem o risco de menopausa de início precoce e condições de saúde associadas”, disse Maegan Boutot, com sua conselheira, professora Elizabeth Bertone-Johnson. Os detalhes aparecem na edição online atual do American Journal of Epidemiology.

A menopausa precoce, a cessação da função ovariana antes dos 45 anos, afeta cerca de 10 por cento das mulheres e está associada a maior risco de doença cardiovascular, osteoporose e declínio cognitivo precoce, observam os autores. Poucos estudos avaliaram como a ingestão de proteína está associada ao tempo da menopausa, eles acrescentam, e ao seu conhecimento, esta é a primeira a olhar especificamente para a menopausa precoce.

Boutot, Bertone-Johnson e colegas da Escola de Saúde Pública e Saúde da UMass Amherst, com outros, avaliaram a relação entre dieta e risco de menopausa precoce entre os membros do Nurses ‘Health Study II (NHS2), um estudo prospectivo em andamento sobre 116 mil mulheres entre 25 e 42 anos quando entraram em 1989.

Os participantes foram convidados a informar com que frequência comiam uma única dose de 131 alimentos, bebidas e suplementos ao longo do ano anterior, de “nunca ou menos de uma vez por mês” para “6+ por dia”. Eles observaram que as mulheres que consomem cerca de 6,5 por cento de suas calorias diárias apresentaram um risco significante de 16 por cento menor de menopausa precoce em comparação com as mulheres cuja ingestão foi de aproximadamente 4 por cento das calorias.

Para uma mulher com uma dieta de 2.000 calorias por dia, os autores explicam, isso é igual a três porções de alimentos como massas enriquecidas, cereais de pequeno almoço, tofu e nozes, ou cerca de 32,5 gramas por dia. Eles ajustaram-se para idade, tabagismo, índice de massa corporal e outros possíveis fatores de confusão.

Boutot e Bertone-Johnson acrescentam: “Embora relativamente poucas mulheres em nosso estudo consumissem níveis muito elevados de proteína vegetal e nosso poder para análises de níveis de consumo mais extremos era limitado, as mulheres que consumiam 9 ou mais por cento de suas calorias a partir de proteínas vegetais tinham um perigo Rácio de 0,41 (intervalo de confiança de 95% = 0,19-0,88) “em comparação com os que comem menos de 4%.

Outros no estudo eram do Brigham and Women’s Hospital e da Harvard Medical School. O estudo foi apoiado por uma doação do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver do NIH.

Para o NHS2, os questionários de acompanhamento avaliaram os comportamentos de estilo de vida dos enfermeiros e as condições médicas a cada dois anos. Quase 90% continuaram a participar no seguimento. A dieta foi avaliada cinco vezes ao longo do estudo de 20 anos, permitindo que os pesquisadores capturassem a variação dentro da pessoa na ingestão de alimentos e nutrientes às vezes, explica Boutot. Os participantes no estudo contribuíram com mais de 1 milhão de anos-pessoa de seguimento, durante os quais 2.041 mulheres experimentaram menopausa precoce.

Boutot e Bertone-Johnson sugerem que são necessários mais estudos prospectivos de seus achados, incluindo estudos que comparam as proteínas vegetais à base de soja e não-soja.

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