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Oito porções de legumes por dia é claramente melhor para o coração

Você já ouviu isso mil vezes, aquele pequeno slogan com o número mágico incentivando você a comer “cinco por dia” de frutas e legumes para uma melhor saúde. Mas descobre-se que o verdadeiro número mágico é oito, de acordo com um novo estudo abrangente publicado no International Journal of Epidemiology.

O estudo, liderado por Dagfinn Aune, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e do Imperial College de Londres, mostra que 7,8 milhões de mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas a cada ano se as pessoas comessem mais frutas e legumes. Aune diz que quanto mais você come, menor o risco geral de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer e morte prematura.

“Os resultados apoiam recomendações para aumentar a quantidade de frutas e legumes que as pessoas comem”, disse Aune.

O estudo mostra que o risco de morrer prematuramente de todas as causas foi reduzido em quase um terço eo risco de doença cardiovascular em cerca de um quarto em pessoas que comiam 800 gramas de frutas e legumes todos os dias, em comparação com aqueles que comiam muito pouco ou Sem frutas e legumes.

“Vemos uma redução gradual no risco com o consumo crescente, de modo que uma ingestão baixa ou moderada é melhor do que não comer frutas e legumes em tudo”, disse ele.

Oito por dia

Não deve ser nenhuma surpresa para ninguém que comer frutas e legumes está ligada a uma melhor saúde, mas nenhuma das análises anteriores que estabeleceram este link examinaram o quanto você deve comer para aumentar os benefícios de saúde.

A meta-análise realizada por Aune e seus colegas é de longe o maior sobre este tema até à data. Os pesquisadores analisaram um total de 142 publicações de 95 diferentes estudos populacionais que estudaram a relação entre o consumo de frutas e vegetais eo risco subseqüente de doenças crônicas. Cada análise incluiu informações sobre várias centenas de milhares de pessoas.

“O risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e morte prematura diminuiu 10,8 por cento para cada aumento de 200 gramas no consumo de frutas ou legumes – até uma ingestão de 800 gramas”, disse Aune.

Ele ressaltou que o maior impacto do aumento da ingestão diária de uma pessoa de frutas e legumes parece estar em pessoas que não comem frutas e legumes em tudo, ou que comem muito pouco deles. Mas houve também benefícios de aumentos adicionais no consumo de frutas e vegetais para pessoas cujas dietas já incluem algumas frutas e legumes.

Muitas autoridades nacionais de saúde recomendam que as pessoas comam pelo menos “cinco por dia”, o que corresponde a aproximadamente 500 gramas de frutas e legumes. Em outras palavras, a nova análise sugere que o risco de doença e morte prematura pode ser reduzido ainda mais por comer mais frutas e legumes do que o recomendado.

A fruta e os legumes têm realmente um efeito protetor?

Pessoas que comem lotes de frutas e legumes são mais propensos a ser saudável de outras maneiras.

Por exemplo, eles são geralmente mais fisicamente ativos, fumam menos e são mais propensos a evitar grandes quantidades de álcool e carne vermelha ou processada em comparação com pessoas que comem menos frutas e legumes.

Talvez isso signifique que há outros fatores além de frutas e vegetais que estão por trás do risco reduzido de doenças cardiovasculares, câncer e morte prematura que os pesquisadores descobriram?

“Muitos, mas não todos os estudos em nossa análise ajustados para estes fatores.Vimos praticamente nenhuma diferença significativa nos resultados de estudos com e sem esse tipo de ajuste.No entanto, não podemos excluir completamente que os resultados são devidos a fatores Não temos sido capazes de levar em conta “, diz Aune.

Reduções nas mortes prematuras

Os pesquisadores também calcularam quantas mortes prematuras que poderiam ser evitadas a cada ano em todo o mundo se todos comessem 800 gramas de frutas e legumes todos os dias. A cifra em que chegaram foi de 7,8 milhões de mortes por ano. Se todos comiam 500 gramas de frutas e vegetais por dia, esse número seria de 5,4 milhões de mortes.

Dois a quatro milhões de mortes relacionadas com doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas um ano se todos comessem a quantidade ideal de frutas e legumes, disseram os pesquisadores, enquanto que para o câncer esse número foi de aproximadamente 660 mil mortes.

“Parte do que é mais fascinante sobre este estudo é que a associação entre frutas e vegetais e mortalidade é maior do que se esperaria apenas com base nas relações que encontramos com doenças cardiovasculares e câncer, por isso é concebível que frutas e legumes são Beneficiário

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