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Pasta de Avelã Saudável

Fonte: Essencial Nutrition

Doce dezembro 

Nada tem tanto a cara do Natal quanto as avelãs. Nutricionalmente ricas em magnésio e cálcio elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais essenciais. Veja uma receita de sobremesa para aproveitar o melhor delas sem comprometer a alimentação.

 

PASTA DE AVELÃS – 20 porções (450 g)

 

MÉDIA NUTRICIONAL – 1 porção

Kcal. 85 Carb. 6,5 g Xylitol 1,5 g Poliól 1,6 g Prot. 2 g Fat. 7 g F. Sat. 0,8 g Fibr. 2 g Sód. 9 mg

 

 

Ingredientes:

– 1 e ½ xíc. avelãs

– ¾ xíc. biomassa de banana verde orgânica

– 8 c.sopa CHOCOKI

– 2 c.sopa cheias XYLITOL

– 1 c.chá rasa cacau puro em pó

– 4 c.sopa cheias manteiga de coco orgânica

– 2/3 xic. leite moderado com enzimas lactase

– 1 pitada de sal rosa do himalaia

 

Preparo:

– Pré-aquecer o forno a 160° C;

– Assar as avelãs por 20 min. Testar descascar algumas, quando isso for possível é o momento de retirá-las;

– Colocar as avelãs em outro recipiente, amornar e descascar. Quando estiverem frias, triturá-las em mixer de mão  “no modo processador” até o ponto de “farinha de nut”. Soltar das paredes do aparelho e reservar;

– Em uma panelinha colocar a manteiga de coco, o leite, Xylitol, cacau puro e a biomassa de banana verde. Aquecer em fogo baixo e misturar até homogenizar os ingredientes, desligar o fogo e mexer rapidamente pra amornar;

– Acrescentar o Chocoki, colocar essa mistura no processador junto com a farinha de avelã. Processar tudo até o ponto de pasta, se necessário limpar as laterais do aparelho para triturar de forma mais homogênea e está pronto.

– Caso desejar uma pasta menos densa, acrescente mais 50 ml de leite.

Obs: Esta receita rende em média 450 g de pasta de avelã. Pode ser congelada em porções, pois sua textura e sabor permanecem iguais. Além de gostosa para passar no pão, a Pasta de Avelãs pode ser utilizada como ingrediente de outras receitas.

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