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Deixe seus micróbios fazerem o trabalho duro

Fonte: Lef

Pessoas que regularmente fazem dieta tendem a perder peso inicialmente, mas ganhar peso após parar o regime. Este fenômeno  é associado com mudanças no metabolismo e é uma razão pela qual a grande maioria das dietas baseadas em calorias falham. Mas exatamente o que causa essas mudanças metabólicas permaneceu um mistério – até agora.

Estudos anteriores em gêmeos idênticos que diferiram nos padrões de dieta mostraram que fatores não genéticos são amplamente responsáveis. A hipótese de trabalho era que quando você ganha peso você de alguma forma “redefinir” seu termostato interno correspondente ao maior nível de peso e assim quando você perde peso seu corpo faz tudo o que pode para retornar a esse novo set point superior. Agora uma nova pesquisa, publicada na Nature, explica por que isso acontece a algumas pessoas mais do que outros e, importante, como ele poderia ser revertido.

O estudo, realizado por um grupo israelense de cientistas, imitava dietas de ioiô humano em ratos de laboratório. Os pesquisadores alimentaram os ratos em vários ciclos de ganho alternado de peso e perda de dietas. Começaram com grandes porções de alto teor de gordura para engordá-los e então os reduziram com uma dieta normal, refeições leves, depois repetiram o regime. Como os seres humanos, os ratos lentamente ganhou peso em comparação com outros ratos em dietas constantes de calorias semelhantes, mesmo aqueles em dietas contínuas de alto teor de gordura.

Os ratos que se recuperaram e tiveram aumento de peso após a dieta tiveram um menor gasto de energia do que aqueles em dietas estáveis, mas ainda comiam a mesma quantidade de comida. Sabemos que essa mudança no metabolismo do corpo ocorre em dietas yo-yo. Mas o novo estudo conseguiu descobrir por que – ao olhar para um órgão esquecido do corpo.

Nos seres humanos, este órgão pesa quase tanto quanto o fígado e está localizado em nosso intestino inferior. É o microbioma – a comunidade de micróbios que superam em número as nossas células e têm uma centena de vezes mais genes e enzimas capazes de digerir alimentos e regular o nosso metabolismo e sistemas imunológicos. Acontece que as mudanças nos micróbios intestinais foram responsáveis.

Houve diferenças marcantes nos micróbios intestinais de camundongos dietas yo-yo em comparação com os normais – incluindo uma redução na diversidade, que está correlacionada com a obesidade e outros problemas metabólicos em seres humanos. Quando eles transplantaram esses micróbios desordenados dos regainers peso em ratos normais em dietas normais eles viram-los ganhar peso – mostrando os micróbios alterados foram finalmente responsáveis.

O estudo descobriu que os micróbios alterados estavam sub-produzindo compostos saudáveis ​​gerados a partir das plantas chamados polifenóis (flavonóides) no intestino após a dieta. Estes polifenóis são a chave para um intestino saudável ea razão pela qual muitos alimentos coloridos são gut amigável. Tomar polifenóis tem de fato sido associado com uma melhor saúde e menos obesidade.

Supondo que um mecanismo semelhante esteja funcionando nos seres humanos, o que é provável, as lições são bastante claras. A perda de peso episódica pode ser metabolicamente perigosa – danificando seus micróbios e fazendo você queimar menos energia.

A solução – enquanto esperamos alguns suplementos mágicos – é cuidar de seus micróbios como você transição de volta para alimentos normais, após uma dieta. Em particular, você precisa para alimentá-los com muita fibra e alimentos ricos em polifenóis, que, bem como a fruta óbvia e veg, incluem nozes, sementes, azeite (virgem extra), café, chocolate escuro e um pouco de vinho tinto.

A melhor abordagem é evitar dietas crash e contagem de calorias completamente. Em vez comer alimentos diversos, muita fibra e deixar seus micróbios cuidar do resto.

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