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Estresse oxidativo e inflamação

Todos queremos envelhecer mais fortes, saudáveis e felizes. E uma das aliadas para chegar- mos a uma longevidade saudável é a dieta equilibrada, que nos proteja da ação dos radicais livres. Com uma alimentação rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças, aumentamos a quantidade de anti oxidantes no organismo, prevenindo e revertendo o estresse oxidativo, situação que surge quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a de antioxidantes.

O estresse oxidativo leva ao enve- lhecimento precoce e a várias doenças.

– WHI – (Iniciativa de Saúde da Mulher, em livre tradução). Os ensaios, iniciados na década de 1990 para avaliar a reposição de estrogênio e de estrogênio combinado com progesterona, foram interrompidos em 2002, após alguns cientistas ças crônicas, como diabetes, síndrome metabólica, hipertensão, Parkinson e Alzheimer, entre outras. Mas por que surge o desequilíbrio? Entre os fatores estão o déficit nutricional, o estresse psicológico, o esforço físico quando praticamos exercícios de alta inten- sidade, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool (em função do metabolismo do etanol).

Outro resultado do estresse oxidativo é a inflamação dos tecidos, resposta natural do organismo às alterações das células pelos radicais livres. Mas este mecanismo de defesa, a longo prazo, leva à inflamação crônica subclínica o que prejudica a saúde, à medida que a inflamação gera um desequilíbrio no organismo, afetando diversos sistemas.

Alimentos antioxidantes

Alguns alimentos podem fornecer ao nosso organismo com- postos bioativos capazes de modular os marcadores inflama- tórios e reduzir os danos provocados pelos radicais livres. É o caso, por exemplo, do ômega 3, um potente anti-inflama- tório, que também protege o sistema nervoso central, auxilia na plasticidade cerebral e regula receptores hormonais. Confira outros poderosos antioxidantes no quadro a seguir:

Fonte: E-Book Dr. Ítalo Rachid

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