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Berries frescas podem ser muito boas para seu cérebro

As pesquisas estão crescendo na área de nutrição e saúde do cérebro e pode ser que o mesmo produto que beneficie a saúde geral do corpo também seja incrivelmente bom para o cérebro. Não é surpresa que frutas e legumes tenham um papel importante no apoio à nossa saúde geral, bem como em áreas específicas (cardiovascular, digestiva etc.). As pesquisas estão crescendo na área de nutrição e saúde do cérebro e pode ser que os mesmos produtos que beneficiam seu corpo também sejam incrivelmente bons para o seu cérebro. Estamos falando especificamente dos benefícios das berries e de como elas podem oferecer efeitos de proteção do cérebro.

Como encontrado em estudos da dieta MIND, a pesquisa sobre os benefícios cerebrais de alimentos específicos concentrou-se principalmente nas bagas. Embora os mirtilos tenham atraído a atenção mais científica, outras frutas, incluindo morangos, framboesas, amoras e cranberries, contêm compostos de pigmentos semelhantes chamados antocianinas, que conferem às frutas as suas cores vermelhas, roxas e azuis. As antocianinas podem atravessar a barreira hematoencefálica e se localizar em áreas do cérebro relacionadas ao aprendizado e à memória. No cérebro, as antocianinas diminuem a vulnerabilidade ao estresse oxidativo que ocorre com o envelhecimento, reduzem a inflamação e podem aumentar a sinalização neuronal.

Uma análise dos dados sobre o consumo de frutas entre 16.000 mulheres com mais de 70 anos que participam do Estudo de Saúde das Enfermeiras sugere como as frutas podem afetar o envelhecimento do cérebro. As mulheres foram testadas quanto à memória e outras funções cognitivas a cada dois anos e preencheram questionários alimentares a cada quatro anos. Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam duas ou mais porções de meia xícara de morangos ou mirtilos por semana experimentavam um declínio mental mais lento, equivalente ao longo do tempo, até 2 anos e meio de atraso no envelhecimento.

A pesquisa de laboratório da Tufts reforça ainda mais as evidências dos potenciais benefícios cerebrais das bagas. Em um estudo, pós de mirtilo e morango foram adicionados às dietas de 42 ratos de laboratório envelhecidos. Comparados aos ratos alimentados apenas com sua dieta normal, aqueles que consumiam dietas suplementadas com frutas apresentaram melhor desempenho motor e cognição, especificamente memória de trabalho. As bagas também aumentaram a produção de neurônios no hipocampo e do fator de crescimento semelhante à insulina-1 (ILGF-1), que tem sido associado ao aprendizado e à memória.

Curiosamente, os diferentes compostos de polifenóis presentes nas bagas também produziram alguns resultados diferentes. Os ratos alimentados com pó de mirtilo tiveram melhor desempenho na coordenação psicomotora, enquanto aqueles alimentados com o grupo morango tiveram melhor desempenho nos testes de equilíbrio e coordenação geral.

Estudos anteriores realizados na Tufts descobriram que a adição de mirtilos à dieta melhorou a memória de curto prazo, as habilidades de navegação, o equilíbrio, a coordenação e o tempo de reação. Os compostos dos mirtilos parecem impulsionar o cérebro de maneira a fazer com que os neurônios envelhecidos se comuniquem novamente.

Adicionando os benefícios das frutas à sua dieta

Não se deixe levar por picos sazonais nos preços de frutas frescas no supermercado. As bagas mantêm suas qualidades saudáveis ​​mesmo quando secas ou congeladas e podem ser apreciadas o ano todo. Considere um smoothie feito com frutas frescas ou congeladas. Enquanto frutas inteiras (mesmo purê no liquidificador) são uma escolha mais saudável que os sucos, que sacrificam a maior parte do teor de fibras das frutas, as antocianinas presentes nas bagas e nas uvas parecem sobreviver ao suco.

Environmental Nutrition é o boletim independente premiado, escrito por especialistas em nutrição, dedicado a fornecer aos leitores informações atualizadas e precisas sobre saúde e nutrição.

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