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Como e por que o treinamento de resistência é imperativo para adultos mais velhos

Para muitos adultos mais velhos, o treinamento de resistência pode não fazer parte de sua rotina diária, mas um novo estudo sugere que é vital para melhorar sua saúde e longevidade.

“Quando você pergunta para as pessoas se elas querem viver até os 100 anos de idade, poucas responderão com um ‘sim'”, diz Maren Fragala, Ph.D., diretora de assuntos científicos da Quest Diagnostics e principal autora do documento de posicionamento.

“A razão principal é que muitas pessoas associam idade avançada com declínio físico e cognitivo, perda de independência e má qualidade de vida”, acrescenta Mark Peterson, Ph.D., MS, FACSM, professor associado de medicina física e reabilitação em Michigan. Medicina e um dos principais autores da declaração.

Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research e apoiada pela National Strength and Conditioning Association, destaca os benefícios do treinamento de força e resistência em adultos mais velhos para um envelhecimento mais saudável.

Fragala explica que, embora o envelhecimento prejudique o corpo, a declaração fornece recomendações baseadas em evidências para o treinamento de resistência bem-sucedido, ou exercícios concentrados na construção de programas de resistência muscular, para adultos mais velhos.

“Envelhecimento, mesmo na ausência de doença crônica, está associado a uma variedade de mudanças biológicas que podem contribuir para a diminuição da massa muscular, força e função”, diz Fragala. “Tais perdas diminuem a resiliência fisiológica e aumentam a vulnerabilidade a eventos catastróficos”.

Ela acrescenta: “A parte interessante sobre esta declaração de posição é que ela fornece recomendações baseadas em evidências para o treinamento de resistência em adultos mais velhos para promover benefícios funcionais e de saúde, enquanto previne e minimiza os medos”.

Aplicações práticas

11 aplicações práticas divididas em quatro componentes principais: variáveis ​​de projeto de programa, adaptações fisiológicas, benefícios funcionais e considerações sobre fragilidade, sarcopenia e outras condições crônicas.

As inscrições incluem sugestões sobre tipos de treinamento e quantidades de repetições e intensidades, grupos de pacientes que precisarão de adaptações em modelos de treinamento e como programas de treinamento podem ser adaptados para idosos com deficiências ou residentes em instalações de enfermagem assistida.

“Pesquisas atuais demonstraram que o treinamento de resistência é um poderoso modelo de cuidado para combater a perda de força e massa muscular na população idosa”, diz Peterson, membro do Instituto de Políticas e Inovação em Saúde da Universidade de Michigan e do Michigan Center on the Demography of Envelhecimento.

“Demonstramos nesta posição apenas quanto treinamento de resistência pode afetar positivamente o funcionamento físico, mobilidade, independência, controle de doenças crônicas, bem-estar psicológico, qualidade de vida e expectativa de vida saudável. Também fornecemos recomendações para otimizar os programas de treinamento de resistência para garantir segurança e eficácia “.

Fragala acrescenta que os benefícios de participar do treinamento de resistência como um adulto mais velho superam os riscos.

“Os co-autores deste artigo e as centenas de outros pesquisadores prolíficos cujo trabalho sintetizamos nesta declaração de posição descobriram que na maioria dos casos, os vastos benefícios do treinamento de resistência superam largamente os riscos quando o treinamento é implementado adequadamente”, diz Fragala.

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