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Estudo indica que consumo de peixe aumenta o tempo de vida saudável

O dinamarquês vai ganhar um benefício de saúde de substituir parte da carne vermelha e processada em sua dieta com peixe, de acordo com cálculos do Instituto Nacional de Alimentos, Universidade Técnica da Dinamarca. Homens com mais de 50 anos e mulheres em idade fértil, em particular, se beneficiariam de tal mudança na dieta.

Em um estudo de doutorado no Instituto Nacional de Alimentos, Sofie Theresa Thomsen desenvolveu um método para calcular o impacto total na saúde de substituir um alimento por outro na dieta. O método tem sido usado para avaliar o impacto na saúde que seria alcançado pela substituição da carne vermelha e processada por peixe, de modo que a ingestão alcançasse a ingestão semanal recomendada de 350 gramas de peixe.

O peixe é uma fonte importante de ácidos graxos saudáveis ​​e vitamina D, mas também pode conter substâncias potencialmente nocivas, como o metilmercúrio. A carne vermelha e processada contribui para a ingestão de gordura saturada na dieta dinamarquesa e está associada ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, mas a carne vermelha é também uma fonte importante de, ferro. A substituição da carne vermelha e processada por peixe na dieta dinamarquesa pode, portanto, ter um impacto na saúde humana.

As avaliações de risco-benefício avaliam os efeitos benéficos e adversos à saúde, estimando quantos anos saudáveis ​​de vida uma população recebe por causa de melhorias na saúde ou perdem devido à redução da qualidade de vida ou morrendo antes do esperado.

Eles mostram que a população dinamarquesa como um todo pode ganhar até 7.000 anos de vida saudável anualmente, se todos os dinamarqueses adultos comerem peixe nas quantidades recomendadas e, ao mesmo tempo, reduzirem sua ingestão de carne. Esta estimativa abrange, entre outros, a prevenção de cerca de 170 mortes por doença cardíaca coronária por ano “.

No entanto, o benefício de saúde depende do tipo de peixe que as pessoas colocam em seus pratos, bem como da idade e do sexo das pessoas cuja dieta está sendo alterada.

O maior benefício para a saúde vem da ingestão de peixes gordurosos (como o arenque e a cavala) ou uma mistura de peixes gordurosos e magros (como a solha e o poleiro), enquanto um menor ganho de saúde é obtido pela ingestão de peixe magro. Isso ocorre porque os peixes gordurosos contêm maiores quantidades de ácidos graxos benéficos.

Por outro lado, os cálculos mostram uma perda de saúde significativa se o atum é o único tipo de peixe na dieta, porque o atum é baixo em ácidos graxos benéficos e pode ter altas concentrações de metilmercúrio. A perda de saúde é calculada como particularmente alta entre mulheres em idade fértil, já que a ingestão de peixe com alta concentração de metilmercúrio pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro de crianças não nascidas.

Além disso, o estudo mostra que é possível reduzir significativamente a proporção de dinamarqueses que têm uma ingestão insuficiente de vitamina D, substituindo algumas das carnes vermelhas e processadas por uma mistura de peixes gordurosos e magros. O estudo também aponta que a proporção de dinamarqueses com uma ingestão insuficiente de ferro na dieta não aumentará apesar da baixa ingestão de carne.

O estudo mostra grandes variações no impacto geral sobre a saúde quando a carne vermelha e processada dá lugar ao peixe. Todo mundo com mais de 50 anos – mas os homens em particular – bem como mulheres em idade fértil colherão os maiores benefícios de saúde ao comer 350 gramas de peixe por semana, dos quais 200 gramas são peixes gordurosos.

Para os homens, isso ocorre porque o grupo como um todo está em maior risco do que outros grupos populacionais de desenvolver doenças cardiovasculares. O risco é reduzido pela substituição de parte da carne vermelha por peixe que contém ácidos graxos, o que pode prevenir doenças cardiovasculares.

“Em mulheres em idade fértil, o benefício para a saúde é particularmente grande porque a ingestão de peixe contendo óleos de peixe saudáveis ​​não beneficiará apenas as próprias mulheres. As propriedades promotoras de saúde dos peixes também terão um efeito benéfico no desenvolvimento de seus fetos não nascidos”. que é levado em conta nos cálculos gerais “, explica Sofie Theresa Thomsen.

Os métodos desenvolvidos no estudo de PhD são úteis, e ao examinar os efeitos na saúde de várias intervenções destinadas a promover hábitos alimentares saudáveis ​​ou ao desenvolver diretrizes alimentares oficiais.

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