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O que comemos pode afetar a nossa saúde mental

A nutrição desempenha um papel crítico na saúde mental. Como observado pela equipe de pesquisa liderada por Joseph Firth, “deficiências nutricionais resultantes da ingestão insuficiente de nutrientes essenciais para a saúde humana são um fator de risco para transtornos psiquiátricos e mentais”.

Nosso cérebro precisa de comida para que funcionem de maneira ideal. Concentração, memória, análise para citar apenas alguns podem ser alcançados por um “cérebro bem alimentado”. Se o cérebro é privado de nutrientes, pode incorrer em estresse oxidativo que resulta em danos às células cerebrais. Células cerebrais são insubstituíveis e seus danos facilitam o desenvolvimento de alguns transtornos mentais. A experiência de problemas de saúde mental também pode estar associada a uma dieta e saúde física mais precárias.

A má nutrição tem sido implicada no início da esquizofrenia por vários achados de pesquisa. Estudos em pacientes com esquizofrenia indicaram que os nutrientes zinco e selênio estavam comprometidos, enquanto em outros não havia deficiência suficiente de vitamina D.

Outra pesquisa realizada determinou que os seguintes suplementos: zinco, magnésio, ômega 3 e vitaminas B e D3 são essenciais para elevar o humor das pessoas, aliviando a ansiedade e a depressão. Insuficientes ácidos graxos ômega-3 também foram associados a baixo humor, baixa concentração, declínio cognitivo e pouca compreensão.

Fica claro, a partir da discussão, que uma boa nutrição é fundamental para a nossa saúde mental e que os nutricionistas são relevantes na saúde mental. Uma dieta balanceada acessível, que contém os nutrientes essenciais, é necessária para garantir que a saúde mental seja elevada. Nutrição sozinha não pode garantir o nosso mental, mas tem um papel significativo e adjuvante. Como postulado pelo autor local Lindo Morolong, “o que você alimenta seu corpo molda sua saúde”.

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