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Suplementação de Shilajit ajuda a manter a força muscular durante o exercício

O relatório que aparece 06 de fevereiro de 2019 no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Sports documenta o resultado de um estudo de homens envolvidos em esportes recreativos que experimentaram melhor força muscular  e exibiram níveis diminuídos do aminoácido hidroxiprolina (que é um biomarcador de degradação do colágeno) em associação com a suplementação com a dose diária de 500 miligramas de shilajit. Shilajit é um exsudato das rochas sedimentares dos Himalaias e outras montanhas e é conhecido na medicina ayurvédica como um super vitalizador.

O estudo incluiu 63 homens que estavam envolvidos em esportes de basquete, futebol, softbol e rugby. Os indivíduos receberam um placebo, 250 miligramas (mg) de shilajit ou 500 mg de shilajit por dia durante oito semanas. Antes da suplementação e no final do período de suplementação, o desempenho do exercício dos participantes foi avaliado quanto à força de contração isométrica voluntária máxima, pico de torque concêntrico, declínio percentual da força induzido pela fadiga e hidroxiprolina sérica.

No final do estudo, o declínio na força de contração isométrica voluntária máxima após a fadiga foi menor entre os participantes que receberam a maior dose de shilajit do que entre aqueles que receberam a dose mais baixa. Uma análise dos indivíduos cujos valores de hidroxiprolina pré-suplementação estavam entre os percentil 50 superior revelou uma diminuição na hidroxiprolina, que indica melhor integridade do tecido conjuntivo, entre aqueles que receberam a maior dose de shilajit.

“O presente estudo é o primeiro a examinar os efeitos da suplementação de fadiga relacionada ao Shilajit nos resultados de desempenho usando o modelo de exercício de resistência”, afirmaram os autores Joshua L. Keller, da Universidade de Nebraska, e colegas. “Futuras investigações devem examinar ainda mais os potenciais efeitos ergogênicos da suplementação de Shilajit sob várias condições de exercício”.

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