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Lancheira Saudável

Se você tem um filho em idade escolar, sabe que faz parte da rotina da semana planejar e organizar os alimentos que ele consumirá na escola. Nem sempre montar uma lancheira saudável e que agrade à criançada é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas esse processo pode se tornar mais simples.

Reunimos algumas sugestões para colocar em prática na hora de preparar as comidinhas que serão levadas para o colégio. Confira abaixo:

1. Envolva o seu filho no processo: isso quer dizer levá-lo ao supermercado ou à feira para fazer as compras e chamá-lo para montar os lanches – sempre explicando os benefícios de cada alimento. Essas atitudes fazem com que, desde cedo, ele aprenda a ter autonomia e no futuro possa fazer as melhores escolhas alimentares.

2. Escolha alimentos práticos e caseiros: e isso não é só para facilitar o trabalho de montar a lancheira, mas também para oferecer opções simples para os pequenos consumirem no ambiente escolar. As frutas podem ser enviadas já cortadas e sem casca – como no caso da manga e do kiwi.

3. Abuse da criatividade: um sanduíche de bichinho, frutas cortadas em formatos divertidos. Inspire-se nessas receitas e crie opções que são atrativas visualmente.

4. Não tenha medo de inserir novos alimentos: fuja do óbvio e aproveite os lanches escolares para apresentar coisas diferentes.

5. Pense no cardápio semanal: planeje com antecedência as comidinhas que farão parte da lancheira do pequeno durante os cinco dias da semana. Acredite: manter uma programação é a melhor maneira de oferecer alimentos nutritivos.

6. Esqueça os industrializados: deixe de lado os sucos de caixinha, as bolachas e os salgadinhos, pois nada disso agrega valor nutricional. Não tenha em casa comidas que você já sabe que não quer oferecer para o seu filho, pois na hora da correria você acaba pegando o mais prático e menos saudável.

7. Seja o exemplo: sim, as crianças se espelham nos pais o tempo todo. Então que tal chamar o baixinho para ajudá-lo a preparar o lanche que você levará para o trabalho? Dessa maneira, ele enxergará que os hábitos saudáveis fazem parte da rotina da família toda e que não é só ele que deve se alimentar bem na escola.

8. Faça uma seleção de alimentos balanceada: sim, escolher o grupo nutricional é muito importante de no momento de montar a lancheira do seu filho. Dê preferência para 1 proteína + 1 carboidrato + 1 fruta + água. Veja a figura a seguir:

 

 

Referências:

Bebê Abril

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