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Conheça alimentos que melhoram a saúde da garganta

No verão, ouvidos, garganta e nariz merecem cuidados especiais. Isso porque os mergulhos constantes em água, o consumo de bebidas geladas e a exposição a ventiladores e ar-condicionado aumentam as chances de um resfriado, por exemplo.

Porém, em qualquer época do ano, também é importante cuidar do corpo e da saúde.

Em algumas cidades, as pessoas têm de passar pelas quatro estações do ano no mesmo dia e, com isso, o corpo pode ficar fragilizado. Com a imunidade baixa, pegar uma gripe ou resfriado fica mais fácil.

Segundo Marcelo Mello, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, as mudanças repentinas de temperatura ‘quebram’ o sistema de purificação, umidificação e aquecimento do ar da nossa respiração, o que facilita a entrada de agentes nocivos no organismo.

A inserção de alguns alimentos no dia a dia podem prevenir problemas respiratórios e melhorar a saúde da garganta. Confira quais são eles na galeria abaixo:

Água

É comum que, em períodos de baixa umidade, a garganta fique mais seca, causando tosse, pigarro e outros sintomas. Por isso, a água deve ser a amiga número um para enfrentar esses problemas. “Uma boa hidratação ajuda a manter as secreções mais fluidas também e as mucosas lubrificadas”, detalha o médico.

Alho e cebola

Na hora de temperar a comida, não se esqueça desses dois ingredientes. Tanto o alho quanto a cebola têm propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e fungicidas, o que ajuda a proteger o organismo dos agentes nocivos.

Maçã e gengibre

Ambos possuem funções adstringentes, ajudando a ‘limpar’ a garganta. Não à toa, estão em muitos dos remédios para gripes e resfriados.

Mel

Adquira o hábito de incluir o mel na sua rotina alimentar, pois ele tem propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e fungicidas, assim como o alho e a cebola. Além disso, é mais saudável para o organismo do que o açúcar refinado.

Peixes

Salmão, atum e sardinha, peixes de água fria, contêm ômega 3, substância que ajuda a proteger as vias aéreas e combater inflamações.

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C e antioxidantes, as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, ameixa, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, morango e uva, entre outras, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo problemas respiratórios.

Fonte: Estadão

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