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Quais os benefícios de uma dieta de baixo índice glicêmico?

Fonte: Essential Nutrition

O índice glicêmico (IG) é um fator atribuído aos alimentos que leva em consideração a quantidade de glicose presente em cada um e a velocidade com que essas moléculas atingem a corrente sanguínea e está diretamente relacionado à glicemia (nível de açúcar circulante no sangue).

Ao ingerirmos alimentos de alto índice glicêmico (IG), ocorre a liberação de grandes quantidades de insulina pelo pâncreas na tentativa de manter os níveis de glicose no sangue dentro dos limites normais. Tal aumento de insulina causa uma menor sensação de saciedade após as refeições, o que pode levar ao consumo excessivo de alimentos e ao consequente ganho de peso, contribuindo ao desenvolvimento de obesidade ou piora no quadro de resistência à insulina.

Uma dieta de baixo índice glicêmico, ou seja, rica em alimentos que não geram picos elevados de glicose no sangue, evita sobrecarga ao organismo já que a quantidade de insulina liberada pelo pâncreas para metabolizar a glicose não será acentuada, fato que corrobora ao não aparecimento da resistência à insulina futuramente. De modo geral, ao ingerirmos alimentos de alto índice glicêmico (como o açúcar refinado, por exemplo), a taxa de glicose no sangue alcança picos muito altos e o excesso de glicose não utilizada como energia será armazenada na forma de gordura para uso futuro. Quando seguidas refeições de alto índice glicêmico são praticadas, a reserva de energia no pâncreas não é utilizada e o acúmulo de gordura aumenta progressivamente. Manter uma dieta balanceada evitando alimentos de alto índice glicêmico fará com que seu corpo utilize as reservas de energia provenientes da gordura e, consequentemente, auxiliará na manutenção do peso corporal.

O ranking do índice glicêmico (IG) é determinado em uma escala de 0 a 100: baixo índice glicêmico (IG menor que 55), médio índice glicêmico (IG entre 56 e 69) e alto índice glicêmico (IG superior a 70). 

tabela_indice_glicemico_menor

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