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Álcool: o nutriente não-nutritivo

Fonte: Triathlete

Seria de esperar que atletas de resistência estariam entre aqueles inclinados a não beber álcool, dada a sua maior sensibilização para as questões de saúde e seu desejo de um bom desempenho em treinamento e competição. Ainda assim, muitos podem não estar ciente de como isso pode afetar seu desempenho atlético. É importante para um atleta usar álcool de forma sensata, uma vez que não desempenham qualquer papel na recuperação física e poderia ter leve a efeitos prejudiciais graves na performance. Abuso de álcool pode prejudicar a saúde, contribuindo para a cirrose do fígado e outras doenças, e dirigir embriagado é sempre perigoso e irresponsável. O abuso de álcool pode levar a vários tipos de problemas de saúde e sociais. Mas vamos dar uma olhada nas implicações de álcool especificamente para os entusiastas de desportos de resistência.

Embora o álcool é considerado uma droga, ele fornece calorias. Mas o álcool é apenas um ataque de calorias vazias. Essas calorias não são usados ​​para a energia da mesma maneira como hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Cerveja e vinho contêm apenas pequenas quantidades de hidratos de carbono e apenas quantidades vestigiais de proteína, vitaminas e minerais. Na verdade, o álcool pode interferir com a forma como o seu organismo utiliza vitaminas e minerais. Meia onça de etanol puro é o equivalente de uma bebida, ou seja, 12 onças (360 ml) de cerveja (150 calorias), 4 onças (120 ml) de vinho (100 calorias), ou de 1,25 oz (38 ml) de bebidas (100 calorias). Apesar proveniente de carboidratos fermentados, o álcool é metabolizado no seu corpo como gordura. Álcool subprodutos são convertidos em ácidos graxos, que são armazenados em seu fígado e enviados para a sua corrente sanguínea. Por esta razão, o álcool não é a melhor escolha de nutrientes se o seu objetivo é ser um atleta magro. Consumir quatro ou mais doses por dia aumenta suas chances de desenvolver obesidade em 46 por cento.

Nos meios de comunicação muito tem sido feito de efeitos protetores do álcool contra doenças cardíacas. Como frutas e legumes, vinho tinto e cerveja escura contêm antioxidantes chamados polifenóis, que são acreditados para proteger contra o câncer. Mas, enquanto quantidades moderadas pode levantar a alta densidade de lipoproteína colesterol desejável e de protecção (HDL), muito álcool pode realmente aumentar o risco de doença cardíaca. Três ou mais bebidas alcoólicas por dia pode elevar a pressão arterial, bem como o nível de gorduras no sangue nocivos em seu corpo chamados de triglicerídeos, que, quando combinado com uma baixa quantidade do bom colesterol, HDL, para fazer um perfil de saúde associados a um aumento risco de doença cardíaca. Consumido em excesso ao longo de um longo período de tempo, o álcool pode não só aumentar a pressão sanguínea, mas também aumentar o risco de acidente vascular cerebral e, obviamente, danos no fígado. A ingestão excessiva de álcool também aumenta o risco de boca, esôfago, estômago, fígado, mama e cancro do cólon. Mesmo um drinque por dia pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama em mulheres. abuso crónico de álcool também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose e pode acelerar o envelhecimento do cérebro.

Consumir muito álcool muito cedo após o treino ou corrida pode retardar a recuperação. O álcool é um diurético que faz com que seu corpo a perder mais fluido do que recebe. É por isso que você precisa para repor as perdas mesmo depois de beber quantidades moderadas de álcool. O álcool também pode interferir com o glicogênio ou síntese de combustível de carboidratos nos músculos e no fígado. Atletas com lesões de tecidos moles ou hematomas podem também considerar que o álcool é um dilatador dos vasos sanguíneos. Consumir álcool após o exercício pode agravar o inchaço ou hemorragia e prejudicar a cicatrização.

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