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Acerte na hidratação para não estragar a folia

Fonte: Sua Corrida

A partir desta sexta-feira, os brasileiros encaram um tipo diferente de maratona: a do carnaval. Os ingredientes para o sucesso são muito parecidos com os da prova de rua: alimentação e hidratação adequadas, calçado confortável e roupas leves vão ajudá-lo a cruzar inteiro a linha de chegada depois de quase cinco dias de folia – e sem queimar a largada!

Como os termômetros estão lá em cima, e a agitação do carnaval aumenta ainda mais as temperaturas, a ingestão de líquidos deve ser prioridade. E não vale beber tudo em cerveja – o álcool provoca ainda mais desidratação. O correto é alternar com muita água, sucos naturais, água de coco e até as bebidas esportivas, que, além da água, repõem a perda de eletrólitos e carboidratos.

“O calor faz com que nosso organismo perca muito líquido e sais minerais por meio do suor. Se a reposição não for suficiente, passamos a ter dificuldade em executar as principais reações metabólicas”, afirma Daniel Couto, coordenador do curso de nutrição do Centro Universitário IBMR.

Em relação à alimentação, a lógica também segue a da corrida: antes da folia, aposte em alimentos ricos em carboidrato, para garantir um bom aporte de energia, e evite opções gordurosas, de difícil digestão. Para aguentar a maratona carnavalesca, o reabastecimento deve ser com “alimentos leves, frescos e de fácil digestão, como frutas e hortaliças variadas, que também repõe as vitaminas e minerais perdidos”, recomenda o nutricionista.

Confira a seguir dicas importantes para você aproveitar o carnaval sem quebrar pelo caminho:

– Aumente o consumo de água.

– Ingira alimentos leves e energéticos.

– Complemente a hidratação com alimentos ricos em água.

– Bebidas esportivas liberadas.

– Álcool com moderação.

– Evite a hipoglicemia.

– Afaste-se da intoxicação alimentar.

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