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Proteina x Corrida

A Sociedade Internacional de Nutrição do Esporte (INSSN) divulgou um relatório de nove pesquisas sobre proteína. O resultado dá uma indicação nova para alimentação de pessoas que praticam esportes de impacto e regularmente, como a corrida. Segundo a Sociedade, os esportistas não devem aumentar a quantidade de calorias ingeridas para ter melhor performance, e sim, aumentar a ingestão de proteínas.

E quanto mais intenso ou de longa duração, mas se deve dar atenção para incluir alimentos fontes de proteínas. São elas que dão suporte ao corpo e ajudam a mantê-lo saudável.

Quando não há ingestão adequada de proteínas acontece perda da massa muscular, que reflete diretamente na performance do corredor. Afirma Priscila Machado, nutricionista e biotecnóloga, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alem disso, ajudam na recuperação (do esforço e no crescimento muscular). Portanto, quem tem uma dieta pobre em proteínas e pratica atividades tem maior risco e leses. Afinal, ao correr ocorre a quebra das fibras musculares, que é um aspecto positivo dos treinos, pois causa a evolução muscular, das articulações e do sistema cardiovascular. E, se não houver a matéria-prima dos músculos, nesse caso, as proteínas não haverá reconstrução adequada, causando maior estresse no organismo a dificultando a recuperação.

Muito mais forte: A atuação das proteínas no organismo vai além dos músculos. Ela é capaz de deixar o corredor mais forte contra gripes, resfriados e alergias porque é matéria-prima dos glóbulos brancos e aumenta a produção deles.

“Como o estresse causado por atividades intensas deixa o corpo do corredor mais propenso a doenças por cerca de quatro a cinco horas, quem consome mais proteínas terá maior resistência por esse período”, afirma Carlos Alberto Werutski, médio nutrólogo e responsável pelo setor de atividade física e exercício da Abran Associação Brasileira de Nutrologia.

O nutrólogo observa que a existências de ingestão do nutriente variam de acordo com a necessidade. A ingestão de proteínas:

*Corredores de longa distância (a partir de 21km): Corridas de resistência consomem cerca de 15% de proteínas dos músculos; mesmo com a reposição adequada de carboidrato, é preciso atentar ao desgaste.

*Corredores em fase de construção muscular: em qualquer fase do treinamento, a musculação é indicada como complemento aos treinos de corrida para fortalecer a musculatura e evitar lesões. A proteína ajuda na construção muscular.

* corredores em pico de treinamento: dentro da macrociclo, essa é a fase em que ocorre mais necessidade de proteínas, pois tem um grande volume e intensidade. Se não houver consumo adequado do nutriente, a performance será prejudicada e o corredor poderá ficar doente mais facilmente e prejudicar sua próximas fases.

*Alimentação adequada: para garantir a quantidade suficiente de proteínas, combinadas adequadamente com os nutrientes. Para a nutricionista Priscila, ao aumentar o volume de ingestão de proteínas, é necessário escolher melhor os carboidratos e gorduras da alimentação.

Fonte: Jornal Agora

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