logo

Bem Vindos ao Nutrição e Desenvolvimento

Horário de Atendimento
Segunda - Sexta 09:00AM - 17:00PM
Sábado - Domingo FECHADO
NOSSA GALERIA

Seg - Sex 9.00 - 17.00

55-11-3845-7267

Whatsapp 55-11-9833-2857

R. Guarará, 529 - Cj. 58 - Jardim Paulista, São Paulo

Top

Uso de carboidratos durante a prática esportiva

Já falamos muito sobre estratégias de hidratação. Agora vamos continuar a sequência, falando do uso de carboidratos no esforço.

A nutrição vêm se tornando uma ferramenta importante para o sucesso da prática esportiva devido sua associação com a melhora do desempenho dos atletas.

A quantidade de glicogênio armazenado é limitada, por isso, em exercícios intensos, sua depleção gera fadiga e consequente diminuição do rendimento.

Recomenda-se a ingestão de carboidratos para atletas antes, durante e após o treino, com baixo, moderado e alto índice glicêmico, respectivamente.

Como citamos anteriormente, as bebidas esportivas, se tornaram alternativas viáveis pois podem ser consumidas com facilidade, prevenindo distúrbios homeostáticos e desidratação, além de otimizar as concentrações de glicemia para o fornecimento de energia.

A ingestão de carboidratos deve ser feita continuamente ao longo do esforço e em intervalos regulares. Não adianta tomar microgoles de soluções contendo carboidratos. O que se deve fazer é ingerir cerca de 60 a 90 gr gramas por horas de carboidratos com água de forma a termos na bebida ou no estômago uma solução entre 6 e 8%. Ou seja, se for tomar um gel com 20-25 gr de carboidratos, deve-se ingerir concomitantemente água pura ou com pastilhas de eletrólitos na quantidade de 250 a 300 ml por vez. O erro na diluição dos géis no estômago pode estar associado à distúrbios gastrointestinais.

Share

No Comments

Post a Comment