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Dicas nutricionais para você começar o ano com o pé direito

Fonte: Mundo Tri

Com a chegada de um ano novo, é comum estabelecer novas metas, buscar novos objetivos, traçar novas estratégias. Listas, pedidos e desejos aparecem em grande quantidade nessa época do ano.

Então, para facilitar sua busca por uma vida melhor como atleta, segue algumas dicas para quem quer ter uma melhor qualidade de vida, aumentar a performance, ou apenas fazer uma reeducação alimentar.

Trace seus objetivos e COMECE AGORA!

  • Realizar refeições de 3 em 3 horas. Tanto para quem quer emagrecer quanto para ganhar massa muscular, ficar em jejum não é saudável. O corpo começa a usar o glicogênio muscular além de poupar energia, gastando menos calorias.
  • Comer pelo menos 3 frutas diferentes por dia. (sucos naturais também contam!)
  •  Não esperar sentir sede para se hidratar durante os treinos e ao longo do dia.
  • Olhar os rótulos dos alimentos (principalmente a quantidade de gordura trans e saturada)
  • Em pelo menos uma das refeições do dia, comer um prato cheio de vegetais folhosos e verduras, com, pelo menos, 4 tipos diferentes: agrião, rúcula, espinafre, cenoura, beterraba, pepino, tomate, abobrinha…
  • Estabelecer horários para as refeições. Nem que no começo você tenha que colocar despertador para se lembrar de comer. Chega de ficar beliscando o dia inteiro!
  • Não achar que é o carboidrato que engorda. 1 grama de carboidrato = 4 kcal, 1 grama de proteína = 4 kcal, 1 grama de gordura = 9kcal. (A proteína em excesso engorda igual ao carboidrato.)
  • Lembrar que a refeição após um treino duro, ou competição É EXTREMAMENTE IMPORTANTE, mesmo sem sentir fome. Ela deve ser realizada o quanto antes.
  • Desistir de fazer “dietas da moda”, e fazer uma reeducação alimentar.
  • Parar de usar suplementos sem orientação de um nutricionista.

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