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Mirtilos podem ajudar a combater os efeitos adversos de uma dieta rica em gordura

Fonte: Lef

Comer mirtilos diminui os efeitos adversos de uma dieta rica em gordura, de acordo com um estudo recente da Universidade da Finlândia Oriental. Pela primeira vez, mirtilos mostraram ter efeitos benéficos sobre a pressão sanguínea e nas respostas inflamatórias derivado de nutrição.

Baixo grau de inflamação e pressão arterial elevada são frequentemente associados com doenças relacionadas à obesidade. O estudo incidiu sobre os efeitos na saúde de mirtilos em ratos que foram alimentados com dieta rica em gordura por um período de três meses. Alguns dos ratos foram alimentados com 5% ou 10% de mirtilos liofilizados na dieta. Os pesquisadores avaliaram os efeitos de dietas olhando célula inflamatória e citocinas, pressão arterial sistólica, tolerância à glicose, a sensibilidade à insulina e ganho de peso.

Ratos com a dieta rica em gordura experimentaram significativo ganho de peso e alterações prejudiciais no metabolismo da glicose e de lipídios, fatores de inflamação e pressão arterial. Mirtilos diminuiu os efeitos pró-inflamatórios da dieta rica em gordura, indicada por um perfil de citoquina alterado e uma reduzida ocorrência relativa de inflamação apoio células-T. Mirtilos também impediu a pressão arterial elevada causada pela dieta de elevado teor de gordura.

Mirtilos constituem uma parte integrante da dieta nórdica e que poderiam ser melhor utilizada também em outras partes do mundo. Mirtilos estão associados a vários efeitos benéficos à saúde e sua utilização envolve muita sabedoria tradicional. Os efeitos benéficos para a saúde de mirtilos são pensados para ser explicada por polifenóis, especialmente antocianinas, os níveis de que são significativamente maiores em mirtilos do que em blueberries cultivadas comercialmente.

O artigo original foi publicado na revista PLoS ONE, e é acessível a toda a http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0114790

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