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10 Atitudes para ficar “de bem com a vida”

Fonte: Nestlé

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O corpo e a mente estão em constante interação, buscando o equilíbrio entre  pensar, sentir e agir. Portanto, o cuidado diário com a saúde e com o bem estar é fundamental para manter a estabilidade geral.

“Os sentimentos e os pensamentos propiciam sensações físicas, emocionais, mentais e vice-versa”, explica a terapeuta Maria de Fátima do Nascimento*. “Por esse motivo, existe a necessidade constante da busca por vitalidade, prazer e realizações, sendo que alguns dos caminhos para atingir essas metas são o auto-conhecimento e a boa nutrição.

Conheça 10 sugestões da terapeuta que poderão ajudar a equilibrar ainda mais a sua rotina:

1) Pratique atividade física regularmente: os exercícios contribuem para o bem estar do corpo e da mente, mas é importante que a prática esteja de acordo com cada indivíduo, ou seja, respeitando sua capacidade corporal e limitações. Além disso, é importante escolher uma modalidade que propicie prazer e consultar sempre um profissional antes do início das atividades.

2) Procure relaxar: estudos científicos apontam que o relaxamento profundo, associado ao estado de meditação, promove maior irrigação do cérebro e aumento da síntese de serotonina. A serotonina é um hormônio envolvido na regulação do sono, do apetite e sensação de prazer. A meditação também é reconhecida por estimular o potencial criativo, autogestão das emoções, aumento da concentração e redução da ansiedade e do estresse. Existem várias formas de meditar, sendo que uma delas mantém a atenção nos movimentos de inspiração e expiração.

3) Capriche no café da manhã: um estilo de vida saudável depende de uma alimentação equilibrada. O café da manhã é fundamental para quebrar o jejum após uma noite de sono e fornecer energia para começar o dia com disposição e realizar as atividades com maior atenção e desempenho. Pesquisas apontam que os nutrientes essenciais para o corpo que não são consumidos no café da manhã dificilmente são compensados nas outras refeições ao longo do dia.

4) Leia mais: nutrir a mente com conhecimentos é tão importante quanto nutrir o corpo. Por meio da leitura, o cérebro se mantém estimulado, possibilitando novas conexões de neurônios e melhorando a capacidade cognitiva. O aprendizado é o melhor exercício para o cérebro.

5) Tenha fé: a medicina reconhece que a espiritualidade pode auxiliar na prevenção de doenças, fortalecendo o indivíduo a viver mais e melhor. O exercício da espiritualidade está associado à ética, moral e a pensamentos
positivos.

6) Dê uma pausa na agenda: não importa se você reserva o seu dia para os cuidados do lar ou se passa a maior parte do tempo em reuniões. Sua rotina precisa ter um intervalo para momentos de relaxamento. As diversas técnicas disponíveis propiciam sensação de paz e tranquilidade para o corpo e a mente. Atividades manuais (como pintar e cozinhar) promovem sentimentos de realização e ajudam a acalmar. Banho de imersão, escalda-pés com ervas aromáticas e até ouvir música também produzem ótimos efeitos. Basta descobrir
quais são suas atividades favoritas.

7) Yoga pode ser uma opção: a filosofia milenar busca integrar a saúde e o crescimento pessoal por meio do treino de diferentes posturas (asanas) e exercícios de respiração (pranayamas). Os praticantes de yoga relatam observar a transformação do corpo e da mente, resultando em aumento de produtividade, melhora da resistência física e diminuição do estresse.

8) Invista em massagens: o shiatsu, por exemplo, é uma modalidade terapêutica que estimula os pontos energéticos do corpo, ativa a circulação e promove o bem estar por meio do alívio de tensões, estresse e dores musculares.
Verifique sempre qual a melhor opção para você.

9) Aprecie a natureza: cuidar de um jardim ou simplesmente admirar o canto de um pássaro podem ocasionar momentos de equilíbrio emocional e canalizar os efeitos negativos do estresse do cotidiano, sobretudo nas grandes cidades, onde a relação com a natureza é mais restrita. O convívio com a terra e o trabalho manual atuam como uma espécie de terapia para ajudar a diminuir a ansiedade.

10) Respeite seu sono: o descanso adequado da mente e do corpo são fundamentais para preparar as pessoas para enfrentar mais um dia de estudos, diversão ou muito trabalho. A irregularidade dos horários de descanso, assim como o fato de dormir poucas horas pode ser traduzido em má qualidade do sono. Um banho quente e um copo de leite antes de deitar  são dicas que ajudam a relaxar. Mantenha o ambiente escuro e silencioso e reserve, em média, 8 horas para um sono tranquilo.

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