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Efeitos do suco de beterraba consumido pré-exercício físico

Fonte: Porta Nestlé Nutri Saúde

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Estudos sugerem que “suco rosa”, à base de beterraba, pode melhorar o fluxo sanguíneo e favorecer o desempenho esportivo.

É amplamente reconhecido que uma dieta rica em vegetais exerce um impacto benéfico em várias funções do corpo, entre elas, a função cardiorrespiratória. Entre os inúmeros componentes presentes nestes alimentos, estes efeitos podem, em parte, ser atribuídos ao elevado teor de nitrato inorgânico (NO3-) encontrado nos vegetais.

O NO3- pode ser reduzido a nitrito (NO2-) e este, por sua vez, em óxido nítrico (NO), molécula que age como um vasodilatador endógeno que regula a pressão sanguínea e melhora a oferta de oxigênio em repouso e durante o exercício aeróbico submáximo.

Estudos sugerem que o suco de beterraba (SB) – batizado recentemente como “suco rosa” -, pode aumentar a produção de NO no músculo esquelético, favorecendo assim o fluxo sanguíneo e a entrega de oxigênio à musculatura, o que poderia diminuir a fadiga e aumentar o desempenho esportivo.

Em um estudo publicado recentemente, dez homens saudáveis ingeriram em ocasiões distintas: uma bebida placebo; ou 70, 140, ou 280ml de SB concentrado contendo 4,2; 8,4; e 16,8mmol de NO3-, respectivamente.

Posteriormente, os voluntários realizaram testes ergométricos de intensidade moderada e alta. Após a ingestão aguda de SB, os níveis plasmáticos de NO2- aumentaram significativamente de uma forma dose dependente, sendo que as alterações ocorreram com picos entre duas e três horas após a ingestão. Comparado com o placebo, a ingestão de 70 ml SB não alterou as respostas fisiológicas ao exercício. No entanto, a ingestão de 140 e 280ml aumentaram a resistência para a realização dos testes em 14% e 12% (p<0,05), respectivamente, quando comparado ao placebo.

Os efeitos benéficos da suplementação com suco de beterraba (SB) revelaram efeitos positivos sobre o desempenho de esportistas como nadadores, ciclistas e maratonistas9. Apesar dos mecanismos não estarem completamente esclarecidos e dos estudos serem iniciais, estas pesquisas sugerem que o aumento dos níveis de NO (mediado pela ingestão de SB antes do exercício físico) poderia reduzir o custo da produção de ATP e interagir nos processos actina-miosina miofibrilar para a produção da força muscular10.

Tomados em conjunto, os resultados dos estudos supracitados sugerem que a ingestão do SB, quando consumido como parte de uma alimentação balanceada, pode ser uma das opções para consumo antes da prática esportiva.

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