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Série Açúcar – Açúcares Efeitos não Conhecidos – Parte II

Todos os Açúcares são Iguais?

Fonte e créditos: Revista Essentia

Os carboidratos são classificados conforme o tipo de monossacarídeos (os menores açúcares) e a sua quantidade, dividindo-se em quatro grupos (Veja tabela 1). Os principais carboidratos da nossa alimentação são os monossacarídeos e os oligossacarídeos. Os monossacarídeos, ou açúcares simples, são moléculas simples, sendo os mais comuns a glicose (dextrose) e a frutose (levulose). Já os oligossacarídeos são açúcares compostos que, quando decompostos por uma reação química chamada hidrólise, fornecem de duas a dez unidades de monossacarídeos, incluindo-se nesse grupo os dissacarídeos (sacarose e lactose), os trissacarídeos, que não são relevantes nesta explicação, e também os polissacarídeos (amido e glicogênio), assim como as fibras celulose e hemicelulose, que não são digeri- das por nossas enzimas digestivas.

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A sacarose é o famoso açúcar refinado que utilizamos para adoçar café e sucos, em preparações de bolos, doces e em produtos industrializados. Atualmente, seu consumo é extremamente alto no mundo – e o Brasil não foge à regra. Aqui o consumo de açúcar está muito acima do limite máximo recomendado de 10% das calorias. Os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE indicam que a participação do açúcar adicionado na dieta dos brasileiros é de 16% das calorias, equivalente a 29 kg/habitante/ano – no mundo, esse consumo pode chegar a 22 kg/habitante/ano.

As bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos em pó e refrigerantes) têm consumo elevado, especialmente entre os adolescentes brasileiros, que ingerem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos, segundo a POF de 2008- 2009, tendo como resultado o aumento da prevalência de obesidade e doenças crônicas, especial- mente nesta faixa etária.

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